Publicado por: Amália Sousa | Agosto 22, 2008

Babilónia e o sabão

Com a descoberta do fogo, é provável que os primeiros povos  tenham notado, depois de chuvas fortes, o aparecimento de uma espuma à volta dos resíduos das cinzas onde haviam cozinhado a sua carne.

 Provavelmente,  repararam que os recipientes ficavam mais limpos, ou as suas mãos ficavam mais limpas do que era habitual, quando lavadas com esta espuma.

Mas as primeiras evidências registadas na história da produção de um material parecido com o sabão, datam de 2800 a.C.. Em escavações na antiga Babilónia foram encontradas inscrições, junto a cilindros de barro, que revelaram que os habitantes já ferviam gordura de animais juntamente com cinzas.

No entanto, tais produtos teriam sido utilizados como pomadas para ferimentos ou para auxiliar a produção de penteados artísticos, uma vez que as suas propriedades de limpeza ainda não tinham sido descobertas.

(em babilônio: Bâb-ilim ou Babil, ‘porta de Deus’), uma das cidades mais importantes da Antigüidade, cuja localização é assinalada, atualmente, por uma região de ruínas a leste do rio Eufrates, a 90 km ao sul de Bagdá, no Iraque. Babilônia foi a capital do Império Babilônico durante os milênios II e I a.C. Na Antigüidade, a cidade  beneficiava da sua posição na importante rota comercial terrestre que ligava o golfo Pérsico com o Mediterrâneo.


Esta gravura, pintada à mão pelo artista holandês Maerten van Heemskerck, no século XVI, representa os jardins suspensos da Babilônia, uma das “sete maravilhas do mundo” antigo, criadas pelo rei Nabucodonosor II por volta de 600 a.C.


Responses

  1. […] o que se fazia no passado para produzir sabão, era misturar dois ingredientes: cinza vegetal, rica em carbonato de potássio, e gordura animal, […]


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: