Publicado por: Amália Sousa | Setembro 22, 2008

Química Orgânica e “Força Vital”

A divisão da Química em Química Mineral (ou inorgânica) e Química Orgânica (ou dos compostos de Carbono), mantem-se hoje apenas por uma questão de método de estudo.

Contudo, os primeiros químicos pensaram que havia uma diferença fundamental entre os compostos minerais e os compostos orgânicos, em virtude de não conseguirem realizar a síntese laboratorial dos compostos, que extaiam dos organismos vivos.

Acreditavam esses químicos em que, para a produção dessas substâncias, era necessário a intervenção do que chamavam “Força Vital“; esta, era qualquer coisa característica dos organismos vivos, que em boa verdade, não se sabia bem definir.

Em 1828 foi, pela primeira vez realizada a síntese da Ureia, substância que até então só se conseguia extrair da urina e, deste modo, foi destruida a crença na “Força Vital“.

Este sucesso entusiasmou os químicos da época e tentaram a síntese dos outros compostos orgânicos então conhecidos e, deste modo, muitas outras sínteses foram conseguidas, podendo hoje dizer-se que é possível obter artificialmente todos os compostos orgânicos de composição relativamente simples.

Assim, se é certo que ainda não se conseguiu a síntese artificial de alguns compostos orgânicos de constituição mais complexa, o seu número diminui de dia para dia, sendo legítimo supor que a sua síntese só na complexidade difere da dos demais, não havendo que invocar para a criação destes compostos qualquer “Força Vital“.

Homenagem a Rebelo Bustorf, autor dos meus primeiros livros de Química em 1966, “A Química do Carbono”


Responses

  1. […] Religião e “Força Vital” 40 anos mais tarde… […]

  2. […] enorme diversidade dos compostos de carbono faz do seu estudo químico uma importante área do conhecimento puro e aplicado da ciência […]


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: