Apresentação de Saponiciencia

Olá,

Benvindos ao meu sítio a que chamo “A fórmula do alquimista”. Este é um lugar de troca e de partilha de informações sobre ciência experimental, com relevo para o fabrico caseiro de Sabão.

Este tema torna-se pertinente, na medida em que, como iremos ver, muitas ideias podem surgir quando aprofundamos um pouco mais uma prática que, se pode considerar milenar na história da humanidade.

Nos dias de hoje, algo de novo  preocupa os habitantes deste planeta que ainda é azul: A degradação do Ambiente e a crise energética.

Veremos que cada um de nós pode dar uma pequena contribuição para a preservação do azul.

As questões sociais: Desigualdades, discriminação, pobreza, integração de pessoas com características especiais, merecem a nossa atenção. Também nestas áreas cada um de nós pode, mesmo que, de uma forma descomprometida, dar um pequeno contributo para um mundo melhor.

Por ultimo, talvez, a saturação que muitos de nós sentimos relativamente ao marketing excessivo, que diáriamente nos bombardeia com vários produtos, que nos oferecem qualidades fantásticas, apregoando frequentemente substâncias com denominações desconhecidas, mas sonantes, e excessivamente caros para as algibeiras do cidadão comum: Veremos que, pequenos “milagres” podem ser realizados usando materiais e produtos ao  alcance de qualquer pessoa.

Para além destes argumentos, talvez este blog faça renascer o gosto pela aprendizagem da Química, como ciência que tanto tem contribuído para o grau de desenvolvimento hoje atingido pela humanidade.

Gostaria ainda de dizer que não sou especialista em informática, e que este é o meu primeiro sítio na internet, pelo que, espero humildemente a compreensão pelos eventuais erros e a ajuda, se possível, para os corrigir.

Sem falsa modéstia: Para mim, é um grande passo, espero que seja um pequeno passo para a humanidade.

Responses

  1. ola. tudo ben? se for possivel. gostaria de receber receitas de sabão e detergentes caseiros se for possivel fico no aguardo……

  2. oi…
    gostaria de saber se voces não poderiam me informar alguns indices de saponificação em oleos de soja utilizado para fritura???

  3. Dra Amaália !gostei do seu blog! é uma forma de interagir a distância. Sou químico e Farmacêutico, moro aqui no Rio de Janeiro – Brazil. Gostaria de saber se você tem algum material acadêmico, livros artigos, sobre sabão, sabonetes….
    qualquer coisa que precisar daqui do Brazil pode contar comigo!!
    meu email: euclairjose@hotmail.com (orkut)

    att. Euclair

  4. Olá Amália

    Estou agora a começar um pequeno negocio de sabão e sabonetes. Tenho algumas formulações orientativas, mas gostaria de saber se me podia ajudar na formulação industrial.

    Cumprimentos

    João

  5. Amalia, apreciei seu blog e seu conhecimento da Quimica e Saponificação.
    Aqui no Brasil as pessoas estão numa fase de Projetos Ecologicos, tentando aproveitar e reaproveitar tudo que estão a sua frente, coisa bastante interessante e util. Uma delas eh de não jogar o oleo de frituras num descarte convencional, por exemplo na pia. Sei que tem entidades que processam esse oleo e o transformam em sabão para limpeza domestica. Vc teria alguma materia sobre isso, alguma dica de como fazer esse sabão, se eh rentavel, etc.
    Grato, Eduardo Fontana – efontana@tecnoquali.com.br

  6. Tá difícil econtra soda cástica em escama ONDE eu moro. tenho encontrado a granulada. mas não consigo que ela dissova por inteiro. 200g em 500ml de agua ainda sobra uns 100g e a dias não, não dissolve. o que ta acondecendo? soda falsa?

  7. Olá Amiga

    Sou quúmico, trabalho na área de tensoativos ( sabão e detergentes) a 16 anos. Navegando pela net, descobri seu blog que é muito legal. Sorte…….
    Se precisar de algo estou a disposição.
    Um grande abraço.

    Divair Provinzale
    divair@westhofer.adv.br

  8. Ola devair boa tarde gostaria de saber sobre cosméticos você tem contato se. Puder passar obrigada.vendo produto de beleza fico aguardando


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: